2.9.12

Diario "O Pais"

Los títulos del diario de hoy en Maputo:

Cresce número de bebés e cadáveres abandonados no “José Macamo 

É um fenómeno social novo no Hospital José Macamo, em Maputo. Em vez de desaparecimento de bebés, que acontecia há bem pouco tempo, agora é o contrário: são as mães que abandonam os seus bebés após o parto. Só este ano, oito recém-nascidos foram abandonados naquela unidade hospitalar, conforme confirmou, ontem, o director daquele hospital, Jotamo Comé.

“É um facto novo, isto é preocupante. na altura, eram crianças que desapareciam. Nós reforçámos a segurança e hoje acontece o contrário. é difícil controlar isto, porque partimos da ideia de que todas as mães, ao chegarem ao hospital para dar à luz, querem os seus bebés, isto preocupa-nos”, explicou. 

Questionado sobre qual tem sido o destino das crianças abandonadas, Comé disse que os mesmo são levados para assistência social.
Por outro lado, o Hospital José Macamo enfrenta outro fenómeno: os frequentes abandonos de cadáveres, sobretudo de pessoas idosas.
Só este ano, 10 corpos já foram abandonados por pessoas que chegaram a identificar ou a apresentar-se como familiares dos perecidos, mas que depois desaparecem sem qualquer rasto, alegadamente por falta de condições financeiras para realizar um funeral condigno.

Serpentes atacam caçadores de ratos em Chimoio 

Está a crescer número de pacientes que dão entrada no Hospital Provincial de Chimoio vítimas de picadas de serpentes, incidentes que têm estado a acontecer nos bairros suburbanos ao redor da cidade de Chimoio.
De acordo com dados avançados pelas autoridades daquela que é considerada a maior unidade sanitária da província de Manica, o número chegou a atingir, até este mês, 33 casos, contra apenas oito registados todo o ano passado. Refira-se que estas são as vítimas chegam com vida ao Hospital Provincial de Chimoio, dado haver casos em que as vítimas chegam a perder a vida nos locais onde ocorrem os ataques ou mesmo a caminho das unidades sanitárias. De acordo com o médico cirurgião daquela estância hospitalar que tem atendido estes casos, a maioria das vítimas são menores de dez anos de idade, os quais são atacados pelos répteis quando invadem a mata à caça de ratos. Os menores têm sido, muitas vezes ou quase sempre, atacados nos membros superiores, nas circunstâncias em que vasculham os esconderijos de ratos, quando, nalgumas vezes, os buracos que invadem são na verdade de cobras.

Mineiros grevistas preferem morrer a voltar à “escravatura”

Os mineiros em greve na mina da Lonmin, em Marikana, na África do Sul, reiteram que “preferem morrer” a voltar à “escravatura”. Esta foi a resposta dos trabalhadores ao ultimato lançado este domingo pela empresa, avisando que serão despedidos se não voltarem esta segunda-feira ao trabalho. A empresa adiou, entretanto, o ultimato para esta terça-feira.

Quatro dias depois do massacre na mina de platina sul-africana, em que foram mortos a tiro pela polícia 34 mineiros e feridos 78, os ânimos ainda não acalmaram.

“Já morreram pessoas e, por isso, não temos mais nada a perder (…). Vamos continuar a lutar por aquilo que acreditamos ser uma luta legítima por ordenados que permitam viver. Preferimos morrer como os nossos companheiros a desistir”, disse o mineiro Kaizer Madiba, citado pelo jornal Times da África do Sul.